A formação de conceitos sobre drogas pelos estudantes da quarta série do ensino fundamental

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A formação de conceitos sobre drogas pelos estudantes da quarta série do ensino fundamental

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Title: A formação de conceitos sobre drogas pelos estudantes da quarta série do ensino fundamental
Author: Perovano, Dalton Gean
Abstract: Resumo: A Tese de Doutorado intitulada "A formação de conceitos sobre drogas pelos estudantes do quinto ano do ensino fundamental: uma leitura histórico-cultural-bioecológica da prevenção às drogas" aponta que o meio social proporciona ao estudante, na fase de transição da infância para a adolescência, os elementos necessários à formação de conceitos sobre drogas e esse processo está relacionado aos conceitos espontâneos desse sujeito, aos conhecimentos informados e valores transmitidos pelos pais/mães ou responsáveis, ao papel da educação formal realizado pelo professor e pelas influências ecológicas vivenciadas nas transições ecológicas. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e correlacional, ambos de cunho qualitativo com aproximação multidisciplinar, levando-se em consideração o estudante em seus microssistemas escola e família, não descoladas de seus contextos sociais e comunitários imediatos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com vinte estudantes de quarta série do ensino fundamental, com vinte mães/pais ou responsáveis e vinte professores de escolas públicas situadas em município da Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil, e que ainda não haviam participado de nenhum dos cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência - PROERD, escolhido como programa de mediação na formação de conceitos científicos sobre drogas. Os dados foram tratados qualitativamente e quantitativamente e, para esse último, utilizados a análise de frequência e teste não-paramétrico. As teses de Vygotsky com a aproximação à tese de Bronfenbrenner sugerem, em conjunto com os estudos sobre prevenção primária ao uso de drogas e as conclusões da presente pesquisa, uma outra perspectiva teórica para o campo da prevenção primária sobre drogas, denominada de "histórico-cultural-bioecológica da prevenção". A pesquisa confirma dados de outros estudos envolvendo os campos da prevenção, psicologia da educação e cognição humana e apresenta como principais resultados: a identificação de influências e estímulos denominadas de estruturantes ou desestruturantes na formação de conceitos sobre drogas; a formação de conceitos mais elaborados sobre drogas constitui em processo que envolve a participação ativa do sujeito no ambiente bioecológico com as suas múltiplas relações/interações e configurando-se como operação complexa e ligada à experiência social; os hábitos de consumo de drogas legalizadas das mães/pais ou responsáveis têm influência direta na formação de conceitos sobre drogas; para as professoras, a atividade de prevenção ao uso de drogas na escola é altamente especializada e, poucas educadoras se sentem preparadas para tratar com as multidimensões do tema. A pesquisa aponta que quanto maior o nível de intensidade na relação entre os pais/mães ou responsáveis e filhos, maior a o desenvolvimento do sujeito e, consequentemente, a possibilidade de incremento conceitual e a elaboração conceitual está relacionada ao conhecimento de temas sobre prevenção às drogas. Espera-se que os resultados alcançados contribuam de maneira significativa para os campos da prevenção, psicologia da educação e cognição humana, e para a elaboração e o fornecimento de elementos necessários ao desenvolvimento de projetos, programas e ações pedagógicas na área de educação preventiva sobre drogas.
URI: http://hdl.handle.net/1884/29973
Date: 2013-05-04

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