Abertura de capital em bolsa

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Title: Abertura de capital em bolsa
Author: Ripka, Thaís Cristine
Abstract: Resumo: Introdução: O mercado de capitais no Brasil está em processo de consolidação e as ofertas de IPO têm se intensificado. Esse estudo versa sobre o desempenho do preço das ações pós IPO. Investiga se é possível identificar características internas e externas comuns às empresas que levam a desempenho semelhante em mercado entre aquelas que abriram capital entre 2004 e 2009 na Bolsa de Valores de São Paulo. O ineditismo do estudo está em agrupar os IPO´s brasileiros considerando simultaneamente características diversas das empresas que abriram capital e desempenho em mercado. Objetivo: Identificar como as empresas brasileiras que fizeram IPO entre 2004 e 2009 podem ser agrupadas considerando suas características econômico- financeiras, desempenho em mercado a partir do preço da ação no primeiro dia, primeiro mês e primeiro ano após a emissão. Metodologia: A amostra foi composta por 94 empresas que abriram capital entre 2004 e 2009 conforme dados obtidos junto à Bovespa. A base de dados conômico-financeiros foi constituída a partir do software Economática. A técnica empregada foi análise de cluster operacionalizado pelo software Statgraphics. Testes complementares foram realizados no SPSS. Constitui-se cinco clusters para características de emissão, três clusters para desempenho em mercado para cada um dos períodos D+1, D+30 e D+360 conforme proposta de análise e também de três a quatro clusters para cada período para indicadores econômico-financeiros. Resultados: Em se tratando do comportamento do preço muitas empresas demonstram aumento no preço em D+1 assim como muitas demonstram queda em D+360. A proposta de constituição de grupos resultou em grupos distintos e algumas empresas com melhores resultados em mercado também tiveram melhores resultados em se tratando dos indicadores econômico-financeiros, porém não apresentaram distinção no que se refere às características de emissão. Conclusão: A análise demonstra a existência de grupos distintos considerando as variáveis deste estudo, o inter-relacionamento destes grupos demonstra alinhamento para 36% das empresas (D+1), 27% (D+30), 49% (D+360) mas sem considerar as características de emissão que não mostraram diferença dentre os grupos.
URI: http://hdl.handle.net/1884/25762
Date: 2011-06-20

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